quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Células troco do cordão umbilical.

O que são células-tronco?

Células-tronco são células capazes de multiplicar-se e diferenciar-se nos mais variados tecidos do corpo humano (sangue, ossos, nervos, músculos, etc.). Sua utilização para fins terapêuticos pode representar talvez a única esperança para o tratamento de inúmeras doenças ou para pacientes que sofreram lesões incapacitantes da medula espinhal que impedem seus movimentos.
As células-tronco existem em vários tecidos humanos, no cordão umbilical e em células embrionárias na fase de blastócito. Pesquisas com células-tronco, porém, estão cerceadas pela desinformação ou por certas posições religiosas que vêem nelas um atentado contra a vida em vez de um recurso terapêutico que possibilitará salvar muitas vidas.

Células-tronco do cordão umbilical:

O congelamento do sangue do cordão umbilical é feito no momento do parto e pode salvar a vida do seu filho de doenças futuras que podem ser tratadas com o uso de células-tronco como é o caso da Leucemia. É impossível prever a grande quantidade de doenças que poderão ser curadas no futuro com as células tronco encontradas no sangue do cordão umbilical. Já existem estudos avançados na reabilitação de paralisias provocadas por lesões e acidentes, e até mesmo a produção de órgãos quando necessário um transplante.

Se a sua família já possui um histórico de doenças como leucemia e de transplantados é muito importante que você avalie a possibilidade de congelar o cordão umbilical do seu filho. Podem existir situações em que o cordão ajudará não penas o seu filho mas algum membro da sua família.

A coleta do sangue é um procedimento bem simples. Não gera nenhum tipo de risco para a mãe ou para o bebê durante o parto. O sangue é retirado do cordão umbilical que seria descartado. O volume coletado é entre 70ml e 200ml. É comum que o sangue da mãe seja coletado para ser feito testes de doenças como HIV e outras que podem ser transmitidas pelo sangue. O sangue passa por um processamento e somente 5ml de células-tronco são congeladas a uma temperatura de –85ºC. Depois deste congelamento inicial as células-tronco do cordão umbilical passam por um segundo processo de resfriamento para então serem finalmente armazenadas a uma temperatura de -196 ºC em nitrogênio líquido.

Quem fez?

O ator Mateus Solano decidiu congelar o sangue do cordão umbilical da sua única filha assim que ela nasceu, em outubro/2010.

A também atriz, Fernanda Rodrigues congelou o sangue do cordão umbilical de sua filha Luisa.

Bloglog /Reprodução

Bebês de Juliana Paes, Giovanna Antonelli, Ivete Sangalo, Juliana Knust, entre outros, também tiveram as células-tronco do cordão umbilical congeladas;


E vocês, congelariam ou congelaram as células tronco do codão umbilical de seus filhos?


2 comentários:

  1. Parabens pelo blog, esta maravilhoso.
    torço por você!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da idéia do seu blog, está ficando o máximo. As entrevistas são muito legais. Boa sorte!

    ResponderExcluir